terça-feira, 26 de agosto de 2008

A HISTÓRIA DO CALÇADO - TOMO II ( 1900-1940)
(Shoes by Andre Perugia)

De 1900 a 1914 – Paris foi o alvo da moda, atiçado pelas atrizes da época que influenciavam e gastavam grandes fortunas cometendo verdadeiros desatinos em nome da alta moda dominante. André Perugia foi o primeiro grande artesão conquistando rapidamente o chamado mundo elegante daquela época. Ele foi considerado o primeiro sapateiro do século XX, tornando-se notório pelos preços exorbitantes cobrados. Todavia, foi na América que surgiu o tênis.

1920 – 1930 – Tempos modernos. Mulheres ativas, independentes, brigando pela igualdade de sexos, amor livre e jazz. O culto à simplificação, aos esportes, ao ritmo e, sobretudo, a uma nova liberdade. Calçados bicolores em preto e branco brilharam durante muitos anos nos palcos e nas telas de cinemas, sobressaindo-se nos campos de golfe e na Casa Real de Londres como a supremacia do bom gosto.

1930-1940 – Época de luxo, recessão, música e repressão.
Uma década essencialmente notória pelos seus contrastes. Fim à austeridade. Fruto de uma recessão econômica jamais vista. Todas as contradições desse tempo que antecedeu à II Grande Guerra refletiram-se no estilo, nas cores vibrantes e nos materiais sofisticados. Materiais alternativos como a madeira, a ráfia, a cortiça, todos entusiasticamente combinados e aplicados, livres de qualquer tendência ou influência, fizeram-se notórios a olhos vistos, criando sua própria moda e estilo no panorama mundial.
O Brasil não deixou por menos, sob a influência de Carmem Miranda, musa eternamente associada às altas plataformas, cores burlescas e balangandãs, não fazendo sombra às provocantes sandálias das vedetes da época.
Escarpins, anabelas, sandálias de saltos altos, ornadas nas mais variadas formas e apetrechos, amarradas com tiras ao redor do tornozelo imortalizaram um período marcado pelo mais puro romantismo e feminilidade.
Com certeza, essa época instigada por todas as dificuldades das décadas anteriores elegeu-se como uma das mais produtivas em termos de criação estabelecendo um novo patamar para o pleno desenvolvimento das próximas décadas.
jbp©