sexta-feira, 3 de outubro de 2008

THE MOCCASIN


O sapato popularmente conhecido como MOCCASIN – o qual é essencialmente feito de uma única peça de material – tem uma linhagem ancestral.
Muito antes dos sapatos serem feitos de duas peças ( solas e cabedais) a construção do sapato em uma só peça era norma. Uma única peça de couro ou pele cobrindo a ponta do pé e envolvendo o pé servia como proteção básica na Europa, África, Ásia e nas Américas.
Em algumas partes da Europa, este tipo de calçado é denominado OPANKE, significando sapato na língua servo-croata. Os sapatos OPANKES are profusamente usados nas zonas rurais das regiões Bálcãs, onde eram comumente feitos pelos próprios usuários.
O nome MOCCASIN originou-se a séculos atrás no nordeste da América do Norte, onde denominava-se o sapato com um solado macio de ALGONKIAN. Os OPANKES receberam um solado de couro endurecido, mas, os MOCASSINS dos índios nativos americanos eram de solado macio devido a uma variedade de razões práticas tais como procedimentos furtivos (para não afugentar a presa) quando em caçadas, caminhando em sapatos para neve e para ajoelharem-se mais comodamente quando em suas canoas.
Atualmente, o termo MOCASSIN descreve também um tipo popular de sapato com o mesmo estilo de cabedal de uma única peça de couro, envolvendo todo o pé, porém com uma sola endurecida, acrescida ao mesmo.
Entretanto, em inglês, a palavra MOCASSIN é usada para denominar um tipo de calçado simples e sem salto.
Interpretações coloridas desses MOCASSINS apaches, com enfeites e bordados de miçangas têm sido um revival e um must contínuo na moda contemporânea.
Todavia, os modelos mais estruturados do século XX foram chamados de LOAFERS pelos ingleses e americanos. Os denominados PENNY LOAFERS, com uma tira com pequena abertura por cima da gáspea, receberam esse nome nos anos 50, quando os americanos costumavam guardar uma moeda de um penny (centavo) nessa pequena fenda para possíveis eventuais gastos quando fora de casa.
Os MOCCASINS com bridões, lançados pela italiana Gucci na década de 1960 tornaram-se um clássico, foram produzidos com solados de couro ou borracha e têm sido copiados no mundo inteiro.
jbp©
" If you rebel against high heels, take care to do so in a very smart hat." George Bernard Shaw"