quarta-feira, 17 de setembro de 2008

BELEZA



“O QUE É BELO É BOM E O QUE É BOM LOGO SERÁ BELO” (Safo)

A beleza é capaz de instigar uma derrocada de emoções, mas, o prazer advindo dela será sempre único.
O nosso corpo responde a ela visceralmente e os nomes que a ela atribuímos são sinônimos de cataclismos físicos.
A beleza está unicamente no olho do expectador. Está momentaneamente na mente. Seu traço indelével e perfeito, como um retrato, mas imortal na carne.
Toda a honra e reverência às mais diversas formas de belezas.
Que a cultivemos dentro e fora de nossos limites, afinal, a beleza será sempre fundamental, mas que amemos também outro tipo de beleza - a que não está em nenhum critério de proporção, mas, no segredo da profunda simpatia humana.
Os deuses também são vaidosos. As imagens nas igrejas, nos museus que o digam.
Apreciamos os santos, as estátuas e poderemos perceber quanta beleza existe na arte, seja sacra ou profana. A diferença é só uma questão de credo, cultura e identificação, estabelecendo um padrão, uma filosofia, uma religião.
Michelangelo insistia que nunca estabelecia uma imagem a ser esculpida no mármore frio. Ao contrário, ele usava seus instrumentos para extrair as partes dispensáveis de um bloco de pedra, revelando assim, a beleza escondida no âmago da mesma.
Assim deveríamos nós usar toda nossa capacidade em detrimento de nosso próprio crescimento, desabrochar e nos tornarmos essencialmente o que somos. Não uma perfeição estática, mas, um processo vivo, não importando idade, função ou tempo. Plena criatividade expressando, administrando ou simplesmente desenvolvendo a arte de ser, e, principalmente, o que você realmente é - e isto é inevitavelmente maior e mais compensador do que apenas existir.

BELEZA - Cultive-a dentro e fora dos teus limites, conscientes do potencial e da força da ação da mesma.
Belo é estar bem com tudo a sua volta. O mundo gira. Dá voltas. Você também!
Entre em sintonia com as pequenas causas, pois assim, as grandes serão alcançadas, pois não podemos esperar pela beleza, mas, trazê-la à tona.


E, como dizia KeatsA BELEZA É VERDADE E A VERDADE É BELEZA"
jbp©