terça-feira, 16 de setembro de 2008

O SAPATO ATRAVÉS DO TEMPO




foto: Sandália Fibra de casca de artemísia, caverna Fort Rock, região central do estado de Oregon, 8,5 mil a.c.


O homem tem estado usando sapatos por milhares de anos, mas, quem criou o primeiro sapato ou qual ato criativo que o originou, perdeu-se no tempo.
Sem dúvida, nossos ancestrais tiravam proveito dos elementos naturais da melhor maneira possível para protegerem seus pés de temperaturas extremas, usando casacas de árvores, folhas, gramas e peles de animais.
Durante a era romana, os sapatos já eram considerados muito mais do que um mero objeto funcional: os poetas os enalteciam em prosa e verso; tesouro dos amantes, tão acalentados quanto suas mechas de cabelos.
Acredita-se que, as sandálias, foi o sapato básico das civilizações antigas como o Egito, Grécia e Roma, sendo o calçado dominante nas regiões quentes da África, Ásia e América, por séculos. Eram feitas sob medida, com solado firme e com cabedal mínimopara que o ar circulasse livremente.
No século 20, as sandálias foram recriadas na Europa e na América do Norte, como elemento de moda. Feitas rusticamente e com características básicas para proteção, com elementos encontrados abundantemente na natureza: papiro e folhas de palmeira no Egito antigo, madeira na Índia, palha de arroz na China e no Japão; o sisal da América do Sul e Iúca no Sudeste dos Estados Unidos.
Com o advento do automóvel, em muitos países, a borracha de pneus velhos foi reutilizada e reciclada como solas para sandálias.
Com certeza, as maravilhas do século XX incluem o avião, a televisão, o computador – o salto Anabela, e o salto Luís XV (stiletto).
No início do século XX, as mulheres usavam vestidos longos. De fato, o primeiro desfile de sapatos nos Estados Unidos, em 1915, provocou escândalo, uma vez que mostrava os tornozelos e as pernas das mulheres. Nos anais da história, o século XX, poderá ser lembrado como a época demarcadora do início da arte de desenhar sapatos. Pela primeira vez, nos registros da história da moda, desenhistas de sapatos começaram a influenciar a moda e nomes envolvidos de glamour, como Salvatore Ferragamo, André Perugia e Roger Vivier, tornaram-se familiares em círculos sociais das estrelas de cinema. É difícil generalizar a moda do sapato do século 20 e 21 – às vezes, deveras elegante ou simplesmente “bizarra”. Tanto, que o estilista italiano Ferragamo, inventor do salto Anabela em 1936, estilo este que se tornou muito popular, desenvolveu mais de 20.000 modelos de sapatos, com 350 patentes registradas.
Sapatos, temas de lendas. Desde as Sagradas Escrituras até as Mitologias Seculares. E, através de tempos imemoráveis, têm sido um componente central para estórias de fadas e de folclore.
Refletem uma história social. Registro pessoal de nossas vidas – Monumentos estes que ecoam um tempo, um lugar, uma emoção, preservando o passado e desencadeando lembranças vívidas, vividas e revividas ao fragor do tempo e da saudade.
jbp©

Você sabia que...

* As medidas do pé foram originadas com o Rei da Inglaterra Edward II (1284 – 1327), cujo pé media 36 grãos de cevada em comprimento. Cada grão equivalia a 1/3 de uma polegada (0, 848 cm), acrescida até 12 polegadas, ou um pé (30 481 cm);

* O zíper foi usado, pela primeira vez, em 1893, muitos anos antes de ser usado na confecção de roupas;

* Nos primórdios do século XVII, os viajantes nobres, usavam sapatos com saltos ocos nos quais escondiam seus objetos de valor;

* Em 1839, Charles Goodyear descobriu, por acidente, o processo de vulcanização da borracha. Como resultado, a indústria da borracha floresceu, mas, seu inventor morreu pobre.

* Da pele da vaca, de porte médio, podemos extrair 18 bolas de futebol, 144 bolas de beisebol ou 15 a 17 pares de sapatos masculinos
( All about Shoes -by BATA Shoe Organization)