sábado, 5 de junho de 2010

LEGADO VERDE ( Louvor ao MEIO AMBIENTE )



Encontramos-nos num momento crítico na história da Terra.
A humanidade tem que decidir seu futuro.
À medida que o mundo se torna progressivamente interdependente e frágil, o futuro de repente pressente perigo e espera grandes promessas. Para seguirmos adiante temos que reconhecer que no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma única grande família e comunidade na Terra, com um único destino. Temos que nos unir para que juntos possamos fortalecer uma sociedade global sustentável fundada em respeito à natureza, direitos humanos universais, justiça econômica e a cultura da paz. Neste sentido é imperativo que, os povos da Terra, declarem sua responsabilidade um ao outro, para uma maior vida em comunidade e para futuras gerações.

A humanidade é parte de um universo em expansão.
O planeta Terra, nosso lar está vivo com uma única comunidade de vida. As forças da natureza tornam a existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra proveu as condições essenciais para a evolução da vida.
Esta resiliência da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem, única e exclusivamente, da preservação de uma biosfera saudável em conexão com todos os sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O ambiente global com suas infinitas fontes é preocupação comum a todos. E a proteção à vitalidade, diversidade e à beleza da Terra é o truste sagrado, legado irrestrito, geração após geração.
As fundações da segurança global podem estar ameaçadas – estas tendências são perigosas – porém não inevitáveis.
A escolha é nossa! Mudanças fundamentais são necessárias quanto aos nossos valores, instituições e modos de vida. Temos que nos conscientizar que quando as necessidades básicas forem encontradas, os desenvolvimentos humanos serão basicamente ser mais e não ter mais, pois temos o conhecimento e a tecnologia para prover para todos e reduzir impactos devastadores ao ambiente. A emergência de uma sociedade civil, global está criando novas oportunidades para desenvolver um mundo mais humano e democrático. Nossos desafios econômicos, políticos, social e espiritual, estão interligados e juntos podemos forjar inclusive soluções.

Para realizar tais aspirações temos que decidir a viver com um senso de responsabilidade universal, nos identificando com toda a comunidade do Planeta Terra bem como a nossa comunidade local. O espírito da solidariedade humana e afinidade plena com a vida são reforçados quando nós a reverenciamos no grande mistério de ser, evidenciando gratidão pelo dom da vida e humildade com relação à posição do homem frente à magnificência da natureza que quando agredida, castiga.

Deixamos ser esta a hora para o despertar de uma nova reverência para a vida; uma firme resolução para adquirir-se o apoio, lutar por justiça e paz e a maravilhosa alegria de celebrar a vida todos os dias, para todos os tempos que hão de vir.

Amém.
jbp©