sexta-feira, 29 de agosto de 2008


HISTÓRIA DO CALÇADO – TOMO VI

Em 1991 foi encontrado o corpo de um homem, datado de cinco mil anos. O intrigante homem “congelado”, denominado como “Ötzi”, tinha os pés coberto com couro, estofados com palha. Desenhos nas cavernas da Espanha, com data de quinze mil anos evidenciam nossos ancestrais usando couro de animais enrolado em seus pés.
Sem dúvida eles souberam tirar proveito dos elementos naturais da melhor maneira possível, protegendo seus pés de temperaturas extremas. Usavam cascas de árvores, folhas e peles de animais.
Inicialmente os calçados eram usados somente pelos mais privilegiados e ricos e, mesmo quando se tornaram mais amplamente usados, continuaram representando um status social numa civilização que exigia que os escravos andassem descalços.

Os calçados são tema de lendas.
Desde as Sagradas Escrituras até as Mitologias Seculares, e, através de tempos imemoráveis, têm sido um componente central para histórias de fadas e de folclore popular.
Assim podemos dizer que os calçados não só refletem uma história social, mas, um registro pessoal de nossas vidas.

Monumentos que evocam um tempo, um lugar, uma emoção.
Os calçados preservam o passado, desencadeiam lembranças tão vívidas quanto um álbum de fotografias ao qual voltamos de tempos em tempos para nos abastecer de motivação e de inspiração para criar novos sonhos.
Jbp©

Nenhum comentário: