segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ESTILO, MODA E BELEZA

(Antonia Mayrink Veiga)


“O que é belo é bom e o que é bom logo será belo”, disse Safo.
“A beleza é verdade, e a verdade é beleza”, disse Keats.

A moda é uma forma de arte, um sinalizador de status e uma demonstração de atitude.É o nosso ponto de referência com o mundo externo e nos proporciona conforto e proteção.
É passageira, e, portanto, efêmera.
MODA é diferente de estilo. Estilo você tem.
Podemos modificá-la, aprimorá-la, mas, mantendo sempre, inalterável, nosso estilo pessoal.O aspecto inovativo da moda está na habilidade de combinar os materiais e as linhas, sem uma lógica específica, numa roupagem nova e ousada.A moda é do momento. As modas contemporâneas podem fazer alusões ao remoto, mas implica sempre o aqui e o agora, a apreensão de um momento fugaz e sua fixação na memória. Absorve e assimila o que ocorre à sua volta. A menos que estejamos nus e carecas é impossível não expressarmos nosso indelével toque pessoal.O corpo se tornou o local do consumo conspícuo da nova moda. Portanto, um passo em falso no enfoque da moda pode ser uma gafe estética social e moral.
O excesso é supérfluo. O sóbrio é natural. Repousa o espírito e o corpo.
CHIQUE é a arte de exercer estas três modalidades, despojada de qualquer indumentária ou fator externo com estilo e simplicidade.
ELEGÂNCIA é a maneira como nos expressamos, como carregamos nosso estilo, revelando ou camuflando o verdadeiro propósito de uma expressão e comunicação. Instrumento de erótica persuasão com um toque de classe, requinte e elegância num estilo único.
A moda pode ajudar a esclarecer o que achamos belo, mas, é totalmente diferente da beleza em si. As mudanças sísmicas na moda, embora impactantes, tem pouco a ver com o belo.
A beleza está unicamente no olho do observador, é construída pela cultura ou conformada a partir de preferência idiossincrática.
Beleza é a soma de tudo isso. Está momentaneamente na mente. Seu traço, indelével e perfeito como de um retrato, mas, imortal na carne.
jbp©

Nenhum comentário: